Em 2018 a FNLIJ completa 50 anos

Em 2018 a FNLIJ, seção brasileira do IBBY, completa 50 anos. E nesses 50 anos persevera na divulgação e na valorização da cultura escrita, em particular da literatura, como fundamento de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens brasileiros.

Como IBBY, a FNLIJ é a instituição que, entre outras ações nacionais e internacionais, seleciona  indica os candidatos brasileiros ao Prêmio Hans Christian Andersen, trazendo para o Brasil o reconhecimento internacional da qualidade da nossa literatura para crianças e jovens com a vitória das escritoras Lygia Bojunga, em 1984, e Ana Maria Machado, em 2000, e do ilustrador Roger Mello, em 2014.

E é com muito prazer que a FNLIJ faz o 20º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. E muito nos alegra o simbolismo do presente que cada criança e jovem que vai ao Salão FNLIJ recebe ao sair: um livro de literatura.

O direito pelo à cultura escrita, por meio da escola e da biblioteca, escolar pública, é a garantia de que todas as crianças e jovens e jovens do país tenham acesso aos vários textos escritos que compõem  o patrimônio cultural da humanidade para dele se apropriarem como instrumento basilar da construção da autonomia e da liberdade de pensar e criar, com afeto e respeito às diferenças, para uma sociedade que sonhamos inclusiva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s